Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mesmo que você more nas grandes capitais, é possível andar de bicicleta. Claro que sempre tomando os devidos cuidados

Quando crianças, quase todos aprendemos a andar de bicicleta. Esse aprendizado pode ser rápido ou não, mas isso não importa, porque a alegria é contagiante no momento em que sentamos no banco, colocamos os pés nos pedais e começamos a pedalar. 

E a simplicidade da bicicleta acaba sendo o seu charme em comparação aos outros meios de transporte. A sensação de estar livre no ar e não em uma “caixa” de quatro portas; a prática de um exercício aeróbico, que é benéfico à saúde; a praticidade; a emissão zero de gás carbônico e outras características únicas fazem com que a “bike” conquiste cada vez mais adeptos, principalmente os jovens.

Por esses e outros motivos, aprender a pedalar uma bicicleta é algo que precisa ser passado adiante para as novas gerações que estão começando a vida. Mesmo que você more nas grandes capitais, onde existe o predomínio de carros, é possível aprender a andar de bicicleta.

Claro que sempre é preciso tomar os devidos cuidados, como usar equipamentos de segurança e evitar vias de grande circulação. E se você quer aprender a andar de bicicleta ou ensinar alguém, confira algumas dicas básicas:

Dicas para andar de bicicleta

como-andar-de-bicicleta
Foto de Carl Nenzen Loven na Unsplash

Adquira uma bicicleta

A melhor bicicleta, como já diria o ditado, é a sua… ou então a do seu vizinho. Por isso, se você já tem uma, não pense em comprar uma nova, mas vale a pena levá-la a uma loja local especializada para fazer a manutenção. 

Comece pequeno

Para começar o aprendizado, você deve estar confortável em sua bike. Com o tempo, você vai se aperfeiçoando. No começo, percorra distâncias curtas: vá até a pracinha mais próxima, ande pelo quarteirão, visite o vizinho. E sempre procure praticar nos períodos em que as ruas estão mais tranquilas, para você poder andar sem grandes preocupações.

Você também pode usar a bicicleta com rodinhas de assistência. Sem vergonha! As rodinhas são feitas para isso mesmo, o aprendizado. 

Após se sentir confortável o bastante com ambas as rodas, remova uma. Tente manter o equilíbrio e tirar os pés do chão. Durante as primeiras pedaladas, tente não colocar os dois pés no chão.

Aprenda as regras

Sempre use equipamento de segurança, como o capacete, para andar de bicicleta. Seja previsível, verifique antes se há carros e se o semáforo está fechado, principalmente quando você for fazer um movimento maior, como uma curva ou entrar em uma rua. Olhe para os dois lados nos cruzamentos e ruas e evite as vias de grande circulação, principalmente se você vive nas grandes capitais.

Não ande contra o tráfego porque o acidente será frontal; não se entrelace no meio dos carros estacionados e procure um grupo de ciclistas e, se for possível, os acompanhe, porque assim você se sente mais seguro e tranquilo.

Chame um ou dois amigos(as) para pedalar com você

É mais divertido quando você tem outra pessoa para conversar durante o passeio, principalmente quando essa pessoa tem mais experiência que você. Vocês podem trocar experiências e conhecimentos durante a pedalada e ainda um pode ajudar o outro quando for necessário.

Peça ajuda sempre que for necessário

Não tem problema se você não tem experiência. Por exemplo: se uma rua não estiver em condições de pedalar, pergunte por caminhos alternativos para a pessoa mais próxima. Vá a uma loja de bicicletas e confira se eles possuem luzes, refletores, joelheiras e cotoveleiras. Confira se o assento e o guidão estão ajustados corretamente, conforme o seu tamanho, para dar mais segurança.

Além disso, existem projetos como o Bike Anjo, que ajuda quem quer aprender a usar a bicicleta como meio de transporte. Qualquer coisa, converse com um ciclista experiente que pode ter conselhos de segurança.

Procure evitar vias de grande circulação por conta dos altos níveis de poluição

Medidores e sensores que monitoram a qualidade do ar e mostram o índice de poluição em tempo real por meio da tela de qualquer smartphone podem ser uma boa forma de evitar locais poluídos. Estes aparelhos conseguem detectar os níveis de ozônio, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio. Tais compostos são os poluentes mais encontrados nas fumaças dos meios de transporte motorizados. 

Outro motivo pelo qual você deve evitar essas vias é que a prática de exercícios nas grandes cidades é prejudicial à saúde por conta das emissões de veículos motorizados. Além da poluição que eles causam, a movimentação deles representa alto risco de atropelamento ao ciclista.

Com alguma experiência

Após adquirir certa prática, o ideal é que utilize a bicicleta para se locomover até o trabalho pelo menos uma vez por semana. Vá à casa dos amigos e da(o) namorada(o) de bike. Aos fins de semana, pegue trilhas, explore novos lugares, aumente a frequência do uso, procure grupos de ciclistas que pedalam semanalmente e alugue bicicletas no metrô.

Crie desafios para si mesmo, como pedalar em diferentes climas, em lugares desconhecidos, caminhos mais longos, com subidas e descidas, ou manter uma linha reta. Use roupas formais e aprenda a carregar objetos.

Com todas essas dicas em mente, é hora de partir para a prática!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais