Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Não passe mais aperto: fazer xixi no mar não causa problemas à natureza, garante cientista. Já o esgoto sim

Quem nunca ficou apertado na praia e viu no mar a opção de “banheiro” mais próximo e sem filas ou consumação mínima? Muitos pais proíbem seus filhos de fazerem xixi no mar ao tentar ensiná-los a respeitar a natureza. Mas cientistas afirmam que isso não é prejudicial aos mares e nem aos animais que ali vivem, até porque eles também excretam na água.

 

A urina humana é composta de água, em torno de 95%, e sais diversos. O cloreto e o sódio contribuem com aproximadamente 1 a 2 gramas por litro (g/L) de urina, enquanto a creatinina tem um índice de 0,7 g/L e, a ureia, de 9 g/L.

Apesar da urina se parecer com o mar em sua composição, a creatinina e a ureia não são encontradas na água em que nadamos, pois essas substâncias são usadas pelo corpo como uma rota de eliminação de nitrogênio. Esse elemento é muito importante, pois assume o papel de fertilizante nos mares e promove a sobrevivência de várias espécies de plantas.

 

A eliminação de ureia, por ocorrer em maior quantidade, levanta dúvidas a respeito das consequências. Mas o doutor Stuart Jones, especialista inglês, afirma que mesmo que toda a população mundial, de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, urinasse ao mesmo tempo, liberando 3 gramas de ureia em um único oceano, a concentração de ureia total seria pequena se comparada com o volume de água. Portanto, ela seria diluída.

Uma baleia, que tem o tamanho, em média, de 16 vezes seres humanos, excreta 970 litros de xixi por dia. Ou seja, contribui 23 vezes mais que os humanos para a conta de quantidade de cloreto e sódio. Mas claro que os animais não despejam nos mares algumas substâncias que nós, infelizmente, ainda descartamos de modo errado.

Alguns estudos têm mostrado comportamento afeminado de peixes devido a hormônios usados em anticoncepcionais que chegam aos corpos d’água através de esgoto. E também comportamento diferenciado devido à exposição dos animais a remédios ansiolíticos, também erroneamente descartados. Além disso, o excesso de nitrogênio na água, devido a ações humanas, causa a eutrofização, que pode levar muitos animais à morte.

 

De qualquer forma, prefira urinar no banheiro, ainda mais se você fizer uso de remédios diariamente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais