Lave suas roupas com água fria para economizar energia

Poupe energia e dinheiro ao lavar roupas. Deixe água quente apenas para certas ocasiões

As atividades domésticas necessitam de grande quantidade de energia. Os chuveiros elétricos estão entre os que mais consomem, mas as máquinas de lavar roupas não ficam tanto atrás. Como elas são muito necessárias no dia-a-dia, reduzir o impacto de problemas por seu uso constante pode se dar através de uma forma consciente no uso do equipamento.

Mas um problema central ocorre com o uso da água quente. Segundo estimativa do Departamento de Energia dos EUA, até 90% da energia gasta em uma lavanderia vem da energia consumida para executar o aquecedor de água. Além disso, esse aquecimento resulta na emissão de toneladas de dióxido de carbono a cada ano (veja mais aqui).

Aqui no Brasil, as lavanderias públicas são pouco comuns, assim como modelos de máquinas com aquecimento de água. No entanto, é recomendável usar água aquecida em certas situações. Mas na maior parte das vezes, usar água fria é mais econômico. Veja três dicas:

Lave suas roupas em ciclos frios - com isso você vai diminuir bem o consumo de energia de sua casa e suas roupas vão ficar limpas, porque os avanços da tecnologia fizeram da lavagem com água fria ser tão eficaz como os ciclos de água quente;

Utilize uma quantidade normal de sabão - ao contrário do que você já deve ter ouvido você não precisa colocar uma quantidade a mais de sabão (veja aqui como fazer o seu) só porque está lavando suas roupas em ciclos frios. Use a mesma quantidade tanto para ciclos quentes como frios;

Saiba quando usar água quente - caso você queira desinfetar a máquina, opte pelo ciclo com água quente. A escolha da água quente também deve ocorrer quando você for lavar objetos como roupas íntimas e toalhas de banho - esses itens tendem a carregar mais bactérias do que os outros tipos de roupa.

Veja também:
-
Poupe água e energia ao lavar e secar roupas
-Faça você mesmo: sabão líquido lava-roupas


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail