Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Feito a partir da árvore conhecida como tea tree, óleo essencial combate bactérias, fungos e até vírus

O óleo essencial de tea tree é extraído das folhas e ramos de uma árvore do chá ou melaleuca. Essa espécie tem grande importância para a medicina pelos seus efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica contra organismos que nos causam doenças.

Você pode nunca ter escutado o nome dessa planta, mas ela é uma velha conhecida no outro lado do mundo. Originária da Austrália, a melaleuca, tea tree ou árvore do chá era muito usada pela tribo de aborígenes Bundjalung. Eles costumavam aproveitar o macerado da planta para alívio de dores.

Psyllium
Psyllium: para que serve e como usar a seu favor

Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento (uma espécie de banho terapêutico). Hoje a tea tree é cultivada também na Ásia, Europa e América do Sul, sempre em áreas pantanosas.

Moringa oleifera
Moringa oleifera: benefícios incríveis e proibidos

A tea tree pertence à família botânica Myrtaceae (mesma da jabuticaba) e suas espécies mais conhecidas são a Melaleuca alternifolia e Melaleuca leucadendron.

Ambas são valorizadas culturalmente devido ao potencial medicinal do óleo retirado de suas folhas. Ele é muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos que promovem o bem-estar.

E ainda há uma vantagem: não contém químicos nocivos como alguns produtos cosméticos convencionais. Saiba mais sobre esse tema na matéria: Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos e produtos de higiene.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Propriedades medicinais de tea tree

O óleo de tea tree (óleo de melaleuca) contém propriedades medicinais, incluindo:

  • Curativas
  • Antissépticas
  • Analgésicas
  • Anti-inflamatórias
  • Antiespasmódico
  • Bactericida
  • Cicatrizante
  • Expectorante
  • Fungicida
  • Balsâmico
  • Antiviral
  • Febrífugo
  • Inseticida
  • Imunoestimulante
  • Diaforético
  • Parasiticida
  • Vulnerário
Inseticida natural
Aprenda como fazer inseticida natural

A partir de estudos estrangeiros (confira-os aqui: 1 e 2), serão elencadas abaixo as principais características dos dois tipos de espécie das quais o óleo essencial de melaleuca é extraído:

Melaleuca alternifolia

Essa espécie é a mais pesquisada e usada em cosméticos, sendo dividida em seis variedades (dependendo da composição química do óleo). O óleo essencial de tea tree mais comercializado é o que possui grande quantidade de terpinen-4-ol, que é o principal responsável pela sua capacidade antifúngica e antibacteriana. Ao ser comparado com outros agentes terapêuticos, como o fenol, mostrou-se muito mais eficiente.

terpenos
Terpenos: o que são, funções e benefícios

Estudos obtiveram sucesso quando colocaram à exposição do óleo organismos como Escherichia coli (bactéria que pode causar diarreia, infecção urinária e até mesmo meningite), Staphylococcus aureus (bactéria causadora de pneumonia, furúnculo, infecções na pele e coração) e Candida albicans (fungo causador de candidíase oral e vaginal).

Como esses organismos são permeáveis ao óleo, ele inibe a respiração de células e a alteração na estrutura e na integridade de suas membranas.

Além disso, também proporciona vazamento de material intracelular. Isso leva à morte de bactérias e eliminação de doenças.

Para completar, a composição química do óleo essencial de tea tree é bastante complexa. A ponto de a bactéria não conseguir modificar seu sistema enzimático para se adaptar aos efeitos do óleo.

No caso de fungos, foram observados efeitos iguais aos ocorridos com as bactérias. Além de ter processos de seu crescimento inibidos pelo óleo essencial. O potencial do óleo essencial de tea tree também tem sido aplicado em estudos com vírus, e os resultados são positivos.

agua-dura
Bactéria “Staphylococcus aureus” consegue sobreviver na água potável

Para uso tópico no tratamento de acne, os efeitos do óleo essencial de tea tree são parecidos com os de substâncias sintéticas do mercado. Ou seja, agindo como anti-inflamatório.

Porém, seus efeitos secundários, como descamação e coceira são mais leves. O óleo vegetal também tem demonstrado eficiência em induzir respostas imunes. Assim diminuindo processos inflamatórios e sintomas de dor, e, no caso de queimaduras, há regeneração mais rápida da pele.

Melaleuca leucadendra

O óleo essencial dessa espécie de tea tree é chamado de “cajuputi”, e tem como principal ativo a substância cineol. Ele segue em sua propriedade antisséptica, o óleo da alternifolia, mas também pode ser utilizado como analgésico. Quando aplicadas algumas gotas de oe de tea tree no local, o óleo alivia dores de reumatismo e musculares. Ele também é muito usado como expectorante, para cuidados gastrointestinais e como antiespasmódico.

Além dos problemas citados acima, o uso do óleo essencial da tea tree pode ser feito para outros diversos fins como:

  • Micoses
  • Picadas de inseto
  • Verrugas
  • Higiene dentária
  • Aliviar pé de atleta
  • Caspa
tea tree
Imagem de Kelly Sikkema no Unsplash

Devido a esses diversos benefícios, sempre que for possível, dê preferência a produtos que são feitos a partir da melaleuca. Em detrimento de fabricação 100% sintética.

Os mais acessíveis são antissépticos e o óleo essencial. A vantagem do óleo é que ele pode ser usado onde quiser, na pele, couro cabeludo, até para realizar a limpeza de casa. Ela não fica presa a somente a uma finalidade como por exemplo um shampoo de óleo essencial de tea tree.

Caso queira adquirir o óleo essencial de tea tree puro e outros tipos de óleos essenciais acesse a Loja eCycle.

O óleo essencial de tea tree deve ser utilizado apenas externamente, pois pode ser tóxico caso ingerido. O eCycle não se responsabiliza pelo uso indevido do produto.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais