Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda três formas simples de como tirar o cheiro ruim da lixeira utilizando vinagre e bicarbonato de sódio para limpar

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Alimentos, guardanapos, embalagens, garrafas e restos de comida, entre outros, são parte dos resíduos consumidos diariamente em casa. E o destino deles acaba sendo a lixeira da cozinha, que os armazena para que depois sejam levados a aterros sanitários ou lixões. O lixo orgânico se mistura ali e não é raro que deixe um odor desagradável. Conheça formas caseiras de tirar o cheiro ruim da lixeira.

É justamente a lixeira que pode ser foco de constrangimentos durante visitas de amigos ou parentes, já que, devido ao acúmulo de resíduos e à rotatividade de diversos materiais que passam por ali, o mau cheiro pode persistir, mesmo com a retirada periódica do lixo. Para que isso não aconteça, o primeiro passo é adotar a regra dos três “erres”: reduzir, reutilizar e reciclar a maior parte do seu lixo. Plástico, metal e vidro podem ser reciclados. Resíduos orgânicos podem passar pelo processo de compostagem caseira ou até de trituração. Guardanapos, papel toalha e palitos de dente podem até ir para a composteira, mas nem sempre é recomendável. Já restos de carne cozida, acabam tendo que ir para a lixeira convencional. Leia mais sobre a questão no Guia de como reduzir o lixo doméstico.

Se mesmo com todos esses esforços a lixeira ainda estiver causando problemas, alguns produtos de limpeza caseiros podem te ajudar.

Como tirar o cheiro da lixeira

1. Experimente colocar algumas colheres de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio vai absorver cheiros desagradáveis como os de comida estragada, por exemplo. Aproveite para conhecer as diversas utilidades do bicarbonato de sódio.

2. Se você não quer correr nenhum risco de o cheiro desagradável da lixeira voltar ou piorar, adicione, no fundo da lixeira, junto do bicarbonato de sódio, alguns lenços umedecidos. Caso você não tenha bicarbonato de sódio, borra de café também serve para essa finalidade.

3. Essa ação é apropriada para quem sofre com um mau cheiro muito forte oriundo da lixeira. Encha um borrifador com vinagre branco e borrife as paredes do interior da sua lixeira (se você tiver uma água oxigenada em mãos, aplique algumas gotas). Após isso, use um pano velho para esfregar o vinagre dentro da lixeira. Por último, lave o interior com água quente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais