Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Falta de interesse em discutir problemas ambientais e grandes subsídios estatais seriam causas importantes da campanha

Dois grupos americanos envolvidos com questões polêmicas do seu país lançaram na internet um vídeo contra uma das maiores companhias de petróleo do mundo, a ExxonMobil, em que eles denunciam a forma como a empresa está arrecadando dinheiro. Segundo os grupos, a Exxon recebe incentivos fiscais e subsídios do governo federal para produzir petróleo a partir de combustíveis fósseis.

O vídeo “Exxon Hates Your Children” possui trinta segundos e tem como objetivo principal divulgar como as atitudes da companhia podem causar um efeito negativo à sociedade em geral e às pessoas que consomem seu produtos. Os grupos Oil Change International e The Other 98% usaram a mensagem de que a política da empresa na atualidade vai afetar as crianças, que representam o futuro.

Para fortalecer essa iniciativa, os grupos criaram um site em que há quatro motivos, baseados em notícias, da suposição de que a Exxon odeia crianças. Os pontos são:

  1. O modelo de negócio da empresa depende da extração cada vez maior de combustíveis fósseis, sendo que estes são nocivos aos seres humanos;
  2. A Exxon gastou bilhões ao longo dos últimos anos para criar e coordenar uma campanha que confundisse a opinião pública acerca da questão climática. Apesar de agora admitir a influência dos combustíveis fósseis no clima, afirma que não é possível prever o que irá acontecer no futuro, e que não irá mudar seu modelo de negócio;
  3. A Exxon e outras companhias de extração de petróleo enviaram contribuições vultuosas de campanha para certos congressistas, nos EUA, e, em troca, receberam enormes subsídios estatais. A taxa de retorno para os empresários seria da ordem de 5800%;
  4. As mudanças climáticas ameaçam o futuro das crianças de todo o planeta e a companhia parece simplesmente ignorar essa questão.

No site criado pelos grupos, além do vídeo, há uma petição chamada “Faça Exxon pagar pelas mudanças climáticas e não nossas crianças”. Ela pede a eliminação de todos os subsídios para combustíveis fósseis porque, segundo o site, são fruto de doações de mais de US$ 10 bilhões por ano do governo para as indústrias de petróleo, gás e carvão.

Para intensificar ainda mais essa campanha, os grupos querem promover o vídeo na televisão com o intuito de expandir seu acesso e ter certeza de que o público e os representantes sabem o que realmente está acontecendo. Eles pedem a colaboração financeira das pessoas para realizar isso.

Confira o vídeo da campanha no fim da página e acesse o site oficial.

Outro lado

Em resposta ao vídeo, a companhia de extração de petróleo ExxonMobil disse que a campanha é ofensiva e que afeta os milhares de trabalhadores da sua empresa. Em relação às mudanças climáticas, a indústria acha que são desafios muito importantes para a sociedade e que não serão resolvidos com campanhas de mídia que usam falsas alegações e linguagem provocativa.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais