Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Iniciativa, que completou 11 anos em 2012, foi se expandindo para 124 lojas da rede Pão de Açúcar ao longo do anos

64 mil toneladas. É esse o número total de material (papel, vidro, plástico, alumínio e óleo de cozinha) coletado e reciclado pelo Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever de outubro de 2001 até o fim de 2012. Segundo o Pão de Açúcar, 124 lojas da rede de supermercados contam com pontos de coleta em 36 cidades de oito estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

As estações foram elaboradas em parceria com a Unilever e suas marcas Ades, Knorr, Rexona, Omo, Comfort e Seda. Elas são produzidas com material reciclado e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). O indivíduo só precisa depositar os resíduos nos destinos corretos. Nada é cobrado. As Estações de Reciclagem estão localizadas geralmente nos estacionamentos das unidades do Grupo Pão de Açúcar e aceitam papel, vidro, plástico, metal e, em alguns pontos, óleo de cozinha e embalagens de aerossóis.Os materiais reciclados são doados para 35 cooperativas de reciclagem parceiras do programa. Além do caráter social da ação, com a geração de emprego e renda beneficiando mais de seis mil famílias, de acordo com o Pão de Açúcar, as estações de reciclagem contribuem também com a orientação para o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.

Aperfeiçoamento

Segundo a empresa, o projeto esteve sempre atento às demandas do consumidor. Inicialmente, o óleo de cozinha não era aceito, mas passou a fazer parte das estações em 2007. De lá até a atualidade, mais de 1 milhão de litros do produto usado já foram recolhidos. Grande parte é enviada para a produção de biocombustível. Em 2010, outro item passou a se coletado: embalagem de desodorantes aerossóis. Atualmente, 17 lojas Pão de Açúcar na cidade de São Paulo recebem o material e a iniciativa já coletou mais de 6,1 toneladas desse tipo de embalagem, que deve ter destinação diferenciada, já que exige a retirada dos gases e do líquido que são submetidos à alta pressão no interior dos frascos de alumínio, para que haja a liberação de gases e o direcionamento dos líquidos de forma segura e correta.

Sem contar que as duas empresas, por oferecerem alternativas à reciclagem, se anteciparam à discussão que acabou criando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um plano que estabelece, dentre outras medidas, a logística reversa para reciclagem, atribuindo responsabilidades aos diversos setores envolvidos no consumo. A PNRS entrará totalmente em vigor em 2014.

Para encontrar os pontos de reciclagem mais próximos de você, incluindo as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, entre na seção Postos de Reciclagem de eCycle.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais