Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novos modelos terão selo de qualidade que identifica a eficiência energética e o consumo de água

As máquinas de lavar roupas são grandes responsáveis pelo gasto de energia em casa. Agora, elas terão que cumprir novas exigências no que diz a respeito do consumo de água e eficiência energética.

No mês de setembro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) deixou mais rígidos os requisitos de classificação de eletrodomésticos e isso irá gerar uma redução de consumo de água e energia em até 20% para lava-roupas, variando de acordo com o modelo. As regras foram elaboradas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e estarão abertas a consultas públicas até o dia 12 de outubro. Até esta data, os consumidores poderão avaliar a nova etiqueta do PBE, opinando se ela traz todas as informações necessárias, além de julgar se ela é de fácil entendimento.

A etiqueta para lava-roupas é uma das grandes novidades dos novos requisitos. Ela traz classificação energética do equipamento por meio de uma barra colorida (comum em outros eletrodomésticos, como geladeiras e fogões), que afere a eficiência da lavagem em comparação aos modelos analógicos. Outra informação será o consumo de água e energia por ciclo de lavagem, para que os consumidores possam fazer uma escolha mais econômica e consciente.

As regras para eletrodomésticos que utilizam água ficarão mais rígidas para evitar problemas como curto circuito e fuga de corrente.  Assim, a segurança dos aparelhos tende a ser maior.

As medidas valem para lavadoras domésticas que suportam até 18 kg e modelos semiautomáticos e automáticos, incluindo aqueles que também  fazem a função de secadoras. Os aparelhos receberão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, com classificações de A a C (A é o melhor desempenho), que também receberão o selo Procel, da Eletrobrás.

Após a implantação definitiva das novas regras, os fabricantes terão 18 meses para se adaptarem. O comércio terá dois anos para vender os produtos sem a nova etiqueta. O Inmetro prevê que muito antes do término dos prazos o mercado desses produtos já siga os novos requisitos.

Se você tem uma lavadora antiga e quer trocar por uma mais eficiente, saiba onde descartá-la clicando aqui.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais