Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Retrofit é uma tendência de construção sustentável que proporciona a revitalização de edifícios antigos e históricos

O que é retrofit

Retrofit é uma tendência dentro da área de construção que tem se tornado muito popular nos últimos anos. A expressão faz parte do vocabulário de arquitetos, construtores e decoradores. O retrofit surgiu como uma solução para edifícios abandonados ou em péssimas condições de utilização, proporcionando uma vida extra aos espaços e preservando o patrimônio histórico.

Ele se refere à renovação e atualização dos imóveis com o objetivo de buscar sua eficiência, mas mantendo as características intrínsecas do local “retrofitado”. Para isso, há a adaptação e melhoria de equipamentos e estruturas, em função do conforto e ampliação das possibilidades de uso de um antigo edifício. O retrofit é capaz de melhorar a qualidade de vida oferecida pelo ambiente, além de torná-lo mais sustentável.

Muito mais do que uma simples reforma, o retrofit estende a vida útil das edificações e as revitaliza, ao mesmo tempo em que preserva a memória e permite um renascimento da propriedade. Ele mantém o que há de bom na construção existente e faz a adequação às normas e exigências atuais, com uso de tecnologias avançadas em sistemas prediais e materiais modernos. Dessa forma, o bem arquitetônico renasce mais moderno e adequado às necessidades contemporâneas.

Surgimento do retrofit

A prática surgiu na Europa, e também é muito difundida nos Estados Unidos. O retrofit apresenta importância crescente devido à grande quantidade de edifícios históricos que necessitam de uma revitalização para uma utilização adequada, atendendo à legislação no que concerne a preservação do acervo arquitetônico.

Quando se trata da preservação de um patrimônio histórico, o retrofit é uma ferramenta para atualizar o edifício sem comprometer memória e arquitetura do local. Contudo, quanto mais antiga a edificação, mais complicado e caro se torna o retrofit. Em alguns casos fazer o retrofit tem maior custo econômico do que derrubar o edifício e construir um novo, mas quando se trata de um patrimônio cultural o valor histórico fala mais alto e deve ser levado em consideração.

Algumas distorções e problemas surgem e se acumulam ao longo do tempo de uso e vida de uma instalação; o retrofit é uma oportunidade de corrigir essas questões. Consequentemente, há a melhoria na qualidade do ar, há a redução de custos operacionais, economia de energia e valorização do imóvel.

A necessidade de realizar o retrofit muitas vezes decorre de instalações elétricas ou hidráulicas ultrapassadas ou avariadas. Com o retrofit, tecnologias atuais e mais resistentes são empregadas, além de novas soluções para fachadas, circulação, proteção contra incêndio, entre outros.

Diferença entre retrofit e reforma

A principal diferença entre retrofit e reforma é que, no primeiro caso, existe uma preocupação em manter as características originais do projeto. Além disso, um projeto de retrofit costuma ser mais caro, já que exige a contratação de mão de obra especializada e atenção maior com os materiais.

Outra diferença é que o retrofit é utilizado em processos de revitalização de grandes áreas urbanas.

Benefícios do retrofit

Se corretamente planejado, projetado e executado, o retrofit pode trazer diversos benefícios, inclusive financeiros. O retrofit diminui custos com manutenção, garante o atendimento às normas, aumenta as possibilidades de uso do local, reduz gastos com energia e água, entre outros fatores. A economia de energia pode chegar a 40%. Além de diminuir os custos, o retrofit também poupa o meio ambiente, na medida em que favorece a sustentabilidade do edifício, com a utilização de tecnologias eco-friendly.

Algumas soluções simples podem garantir que o edifício se torne mais eficiente. Se há grande aquecimento de temperatura no ambiente em decorrência de uma janela, a instalação de uma película de proteção solar pode resolver o problema. Assim, há conforto térmico e redução da necessidade de sistemas de climatização.

Dentro do retrofit, uma questão fundamental é a adequação dos sistemas de iluminação. É essencial a substituição de lâmpadas antigas por equipamentos mais modernos, como lâmpadas LED, sensores de movimento, películas protetoras que garantem conforto térmico e lumínico, entre outras tecnologias que devem ser analisadas de acordo com a necessidade do edifício.

O retrofit não se limita a edifícios e construções. Ele também pode ser aplicado em grandes áreas urbanas como parques e espaços públicos.

Exemplos de retrofit

O primeiro exemplo de retrofit é o Hotel Fasano, em Salvador. O prédio original, em estilo art déco, foi inaugurado em 1930 e durante 45 anos abrigou alguns escritórios, entre eles a sede do jornal A Tarde. Outro exemplo de retrofit na cidade de Salvador é o Fera Palace Hotel, que foi inaugurado em 1934 e reinaugurado em 2017 depois de um trabalho detalhista de restauração.

Em São Paulo, um dos exemplos de retrofit mais famosos é o Edifício Altino Arantes (atual Farol Santander), inaugurado em 1947. Após a última reforma, em 2017, ele passou a abrigar um espaço cultural e um museu com a história do edifício.


Fonte: Portal VGV

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais