Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que significa o termo "carbono equivalente" e para que ele serve

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Carbono equivalente é um conceito que surgiu para representar todos os gases do efeito estufa em uma única unidade, de modo que viabilizasse o mercado de crédito de carbono.

Crédito de carbono corresponde a uma tonelada de CO2. No mercado de carbono, um crédito de carbono é “ganho” a cada tonelada de CO2 que é absorvida ou que deixa de ser emitida. Cada um dos créditos de carbono pode ser comercializado internacionalmente.

Reduzidas as emissões, um país pode auferir Certificados de Emissões Reduzidas (CERs), que são fornecidos por organismos da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Saiba mais sobre os créditos de carbono na matéria: “Créditos de carbono: o que são?“.

O que é captura e armazenamento de carbono?

Mas e quanto aos demais gases? Outros gases como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O3) e os clorofluorcarbonos (CFCs) também estão incluídos na conta. Mas para que fossem quantificadas as emissões para a conversão em créditos de carbono, foi necessário criar uma maneira de relacionar os gases de forma que todos fossem representados por uma mesma unidade, criou-se então, o termo “carbono equivalente“.

Carbono equivalente

Equivalente“, segundo dicionários, expressa algo que possui o mesmo sentido; igual valor, e que pode ser substituído por possuir o mesmo significado.

Dessa maneira, o termo “carbono equivalente” (também utilizado na área da metalurgia), nada mais é que a representação dos demais gases de efeito estufa (GEEs) em forma de CO2. É fazê-los equivaler ao CO2. Confuso? Calma, não é tão difícil quanto parece.

Para que haja essa conversão dos demais gases em CO2, deve-se conhecer o Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential – GWP, na sigla em inglês). O GWP dos gases de efeito estufa é relacionado à capacidade de cada um deles de absorver calor na atmosfera (eficiência radiativa) em um determinado tempo (geralmente 100 anos), comparada à mesma capacidade de absorção de calor por parte do CO2. Assim, a fórmula para o cálculo do carbono equivalente é a multiplicação da quantidade de um gás por seu GWP.

Captura de carbono: o que é e como ocorre?

O site GHG Protocol fornece tabelas com o GWP relativo a cada gás do efeito estufa. Consultando a tabela é possível encontrar o carbono equivalente para cada tipo de gás do efeito estufa que não seja o CO2. Para saber mais sobre efeito estufa, dê uma olhada na matéria: “O que é efeito estufa?“.

A aplicação dos cálculos a fim de encontrar o carbono equivalente se faz útil quando se pretende tratar de gases de efeito estufa de forma generalizada, como por exemplo neste estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que comparou o carbono equivalente emitido por carros elétricos e por carros a combustão.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais